Objetivo
Empresa peruana de social commerce. Com o lançamento de seus novos produtos digitais, eu fui chamado para contribuir com as pesquisas, testes de usabilidade e ideações da equipe. Usando o processo double diamond e continuous discovery, construi roteiros e scripts de testes, orientei reuniões com matriz CSD, desk research, fluxos e story mapping. Sempre alinhadas com os objetivos em constante refinamento da equipe.
Fui convocado especificamente para contribuir com a equipe de métodos de pagamento no aplicativo. Nesse papel, fui encarregado de aprimorar a experiência do usuário nas transações, abrangendo o uso do PIX, vale-refeição, cartão de crédito e cartão de débito.
Nesse artigo, vamos nos concentrar na dinâmica de inserção e remoção de cupons pelos usuários no aplicativo.

Metodologia
Em um esforço colaborativo, desenvolvemos diversos fluxos de telas, combinando insights valiosos e priorizando soluções que equilibrassem as preferências dos usuários com as exigências técnicas e comerciais da empresa.

Separamos as entregas com técnicas de priorização, sendo a principal delas a User Mapping. Separando as entregas essênciais (must have) das entregas posteriores (nice to have)

Em um esforço colaborativo, desenvolvemos diversos fluxos de telas, combinando insights valiosos e priorizando soluções que equilibrassem as preferências dos usuários com as exigências técnicas e comerciais da empresa. O resultado foi a criação de protótipos inovadores, seguidos por testes iniciais para validar as novas funcionalidades junto aos usuários.
Enfrentamos desafios significativos, notadamente ao descobrir novos problemas relacionados à não seleção de cupons específicos pelos usuários. Diante disso, adotamos a metodologia de “continuous discovery”, realizando testes mais ágeis com a base de usuários de teste da empresa. Essa abordagem permitiu ajustes contínuos e refinamentos, garantindo que a experiência do usuário na gestão de cupons atendesse não apenas às expectativas, mas também superasse obstáculos inesperados.
Protótipo
