Objetivo
Alguns anúncios do Carrefour e Atacadão, vendiam os principais benefícios do Cartão de crédito. Por muitas avaliações e pesquisas, esse cartão é considerado como o que oferece o melhor limite dentre os players do seguimento.
Esses anúncios levavam os usuários direto para um formulário robusto de aquisição do cartão. O formulário possui excelente usabilidade mesmo sendo um fluxo que demora em média 10 minutos para ser preenchido. Porem, infelizmente muito usuários abandonavam o começo do fluxo ou sequer iniciavam a experiência do produto, porque não tinham sido convencidos o suficiente sobre os benefícios do cartão. Somente o anúncio não era suficiente para engajar o usuário, tirar todas as suas dúvidas e informar dos demais benefícios do cartão.
Com isso surgiu a necessidade de criar uma LP que fosse mais focada no branding do que no produto Carrefour. Uma peça como um braço de marketing que passasse mais confiança e apresentasse os argumentos mais procurados pelos clientes, mas que também se comunicasse com o design system dos produtos Carrefour e Atacadão.
Metodologia
Ainda na fase de imersão, reuni todo o histórico de pesquisas que tinham sido realizadas para entender a persona, as principais reclamações de usuários em todos os canais de cartões do grupo Carrefour e qual solução era possível desenhar entre os universos do marketing e design system do produto.
Ficou definido que eu iria amarrar todo o processo com esses objetivos e começaria a fazer a imersão com: benchmarking, o cenário atual, reunir reclamações, pesquisas internas e externas e por fim um diário de bordo.

Após a imersão, eu comecei a filtrar os insights que estavam mais amarrados com o objetivo. O fluxo ajudou a entender de onde o usuário estava vindo e como iríamos guiar, e a persona mostrou quais eram as expectativas de cada perfil de consumidor.


Protótipo
Organizei os principais argumentos e os principais benefícios que poderíamos oferecer numa proposta inicial de rascunhos. E concluindo os refinamentos e design critique junto com o time, chegamos no protótipo final.

Resultados
Como resultado nos primeiros testes de anúncios, as LPs já mostraram resultados positivos, com CPC menor e mais cliques. O fluxo de aquisição também foi impactado com mais usuários engajados chegando até o final do fluxo de cadastro.
Após o primeiro mês, levantamos novos insights sobre como os usuários interagiram na LP e quais argumentos não convergiram tanto. Com a ajuda da optimização e análise do Google, tivemos alguns aprendizados como:
- Alguns links estavam aumentando as taxas de saída e foram retiradas para manter o usuário no fluxo;
- Dois itens de FAQ tiveram um grande acesso. Decidimos então transformar esses itens em novas sessões de argumentos;
- 84% dos usuários acessavam a LP através da 4G. Precisamos ajustar as imagens para formatos mais modernos como WebP.